
A deputada distrital Paula Belmonte, do PSDB, tem despertado o interesse de lideranças políticas de diferentes lados do espectro ideológico para as eleições de 2026. Segundo articulações em curso, seu nome é visto como uma opção para compor chapas tanto da direita quanto da esquerda.
Apesar do assédio político, a parlamentar afirma que não pretende ser candidata a vice-governadora do Distrito Federal. Em declaração recente, ela disse que sua decisão está tomada e que não há plano B para sua trajetória eleitoral.
"Fico grata pelo reconhecimento e pelo respeito que diferentes lideranças demonstram ao meu trabalho. Mas minha decisão está tomada. Sou pré-candidata ao Governo do Distrito Federal e não estou construindo um projeto para ocupar a vice de ninguém, mas para governar o DF", afirmou Paula.
O posicionamento da distrital ocorre em um momento de intensas negociações entre partidos e grupos políticos para definir as alianças e os nomes que disputarão o comando do Palácio do Buriti em 2026. Paula Belmonte, que tem base eleitoral consolidada e atuação no legislativo local, busca agora ampliar seu capital político para a disputa majoritária.
A pré-candidatura ao governo do DF, no entanto, dependerá de acordos partidários e da viabilidade de sua campanha, que precisará reunir apoios e recursos para enfrentar outros postulantes ao cargo.