A semana em notíciasEdição da semana
A semana em notícias Notícias da Semana
Notícias

França ativa célula de crise para onda de calor na Festa da Música

O governo francês ativou uma célula de crise para lidar com a onda de calor que atinge o país. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu nesta sexta-feira (19)….
Por Notícias da Semana · · 2 min de leitura
França ativa célula de crise para onda de calor na Festa da Música

O governo francês ativou uma célula de crise para lidar com a onda de calor que atinge o país. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu nesta sexta-feira (19). O pico do calor é esperado no domingo, quando milhões de pessoas devem estar nas ruas para a ‘Fête de la Musique’ (Festa da Música).

A célula de crise se reúne no sábado. Nesse dia, mais de 41 milhões de franceses estarão em áreas sob alerta laranja, o segundo nível mais alto do país. Este é o segundo episódio de onda de calor neste ano.

A preocupação das autoridades aumentou porque o pico do calor coincide com a festa popular. O evento reúne milhões de pessoas em shows ao ar livre, onde há consumo de álcool. O ministro do Interior, Laurent Nuñez, alertou que alguns departamentos podem passar para o “alerta vermelho por onda de calor” a partir de domingo. As temperaturas podem chegar a 30°C durante a noite e 40°C durante o dia.

Na quinta-feira, o presidente Emmanuel Macron pediu “cuidar das pessoas idosas, das mais vulneráveis”, porque “são dias difíceis”. As autoridades cancelaram vários eventos esportivos e adiaram em uma semana as provas orais do bacharelado. De maneira geral, as festividades da Festa da Música foram mantidas, mas algumas cidades cancelaram seus eventos.

A ministra da Saúde, Stéphanie Rist, pediu prudência. Ela afirmou que “o álcool, com o calor, provoca consequências muito importantes” para a saúde. Segundo a ministra, “ficamos desidratados o dobro ou o triplo” e “acabamos nas emergências muito mais rápido”.

Em Paris, a Prefeitura espera cerca de dois milhões de pessoas nas ruas, número similar ao do ano passado. Entre eles, milhares de britânicos que, motivados pelas redes sociais, já se preparam para viajar à capital. O britânico Serpico Collins, de 33 anos, que vive em Londres, disse que no domingo vai percorrer as ruas de Paris em busca de música ao vivo e sets de DJ. “Em cada esquina havia uma festa”, lembrou.

A França vive a primavera mais quente desde 1900, quando os registros começaram. A temperatura média nacional entre março e maio ficou cerca de 1°C acima do normal. Cientistas alertam que as ondas de calor na Europa estão cada vez mais frequentes como resultado das mudanças climáticas.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Também nesta edição