Dia D no DF contra abuso sexual infantojuvenil
O Dia D de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre nesta quinta-feira (14), com ações educativas em diferentes pontos do Distrito Federal. As atividades…O Dia D de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre nesta quinta-feira (14), com ações educativas em diferentes pontos do Distrito Federal. As atividades integram a Operação Caminhos Seguros 2026 e fazem parte da campanha Maio Laranja, que reforça a conscientização e o enfrentamento à violência infantojuvenil.
No período da manhã, das 8h às 12h, será realizada uma blitz educativa na unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Santa Maria. Durante a ação, equipes da Secretaria de Justiça do DF e de órgãos parceiros abordarão motoristas e passageiros para distribuir materiais informativos e orientar a população sobre prevenção, identificação e denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes.
À tarde, a mobilização segue nas proximidades da Feira dos Importados, em parceria com o Detran-DF. A ação também prevê abordagens a veículos e distribuição de materiais educativos voltados à conscientização da população.
Campanha Maio Laranja
A campanha Maio Laranja é uma mobilização nacional que ocorre durante todo o mês de maio. O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. No Distrito Federal, as ações incluem palestras, rodas de conversa e eventos em escolas e espaços públicos.
O Disque 100 é o canal oficial para denúncias de violações de direitos humanos, incluindo casos de abuso e exploração sexual. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. A participação da população é considerada essencial para identificar e interromper situações de violência.