Comércio Brasil-EUA cai de 25% para 9% em 20 anos, diz Durigan
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quarta-feira, 17, que a participação dos Estados Unidos na balança comercial brasileira caiu de 25% em 2003 para cerca de 9% atualmente….
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quarta-feira, 17, que a participação dos Estados Unidos na balança comercial brasileira caiu de 25% em 2003 para cerca de 9% atualmente. Segundo ele, o motivo são “fricções” na relação entre os dois países.
Durigan participou de uma audiência pública conjunta das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara. “Em 2023, era 12%. E, agora, estamos chegando a 9%. Por que? Porque, na relação, está sendo gerada fricção”, disse o ministro.
Apesar da queda, Durigan destacou que o comércio exterior do Brasil continua se fortalecendo. “O Brasil não está deixando de crescer, de exportar para todos os países do mundo”, afirmou.
O ministro citou o crescimento das vendas brasileiras para países como Vietnã e China, além de regiões como Europa e Oriente Médio. Ele mencionou que a Europa foi beneficiada pelo acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Durigan também informou que o Brasil busca acordos com Singapura, Japão e países europeus fora da União Europeia, como Luxemburgo e Suíça.
O ministro destacou ainda que o Brasil é beneficiado por sua resiliência energética em um contexto de desajuste global causado pela guerra do Irã.