Anvisa recolhe água mineral Crystal por bactéria
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, distribuição e consumo de um lote de água mineral sem gás da marca Crystal, do sistema Coca-Cola, fabricado…A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, distribuição e consumo de um lote de água mineral sem gás da marca Crystal, do sistema Coca-Cola, fabricado pela Mineração Bom Jesus Ltda, em Luziânia (GO). A decisão foi divulgada após recolhimento voluntário feito pela própria fabricante.
Segundo a Anvisa, a medida foi tomada depois que um laudo técnico identificou a presença da bactéria pseudomonas aeruginosa em uma amostra do produto. A coleta ocorreu durante ação de rotina da Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal para análise de alimentos. A mesma bactéria foi encontrada em produtos líquidos da Ypê, como detergentes e lava-roupas.
O lote retirado do mercado é o LZ1 VAL200127 3 P 200126, que aparece no rótulo da garrafa. Ele foi fabricado em 20 de janeiro de 2026 e tem validade até 20 de janeiro de 2027. A Anvisa orienta que o consumidor não consuma o produto desse lote. Quem tiver a água em casa pode entrar em contato com o SAC da fabricante Brasal pelo telefone 0800-061-5000 ou pelo e-mail [email protected].
A fabricante informou que o lote tem 374,4 mil garrafas de 500 ml. As unidades foram distribuídas no Distrito Federal (230.443), em cidades vizinhas de Goiás (66.768), em Tocantins (1.439) e no interior de São Paulo (75.750). A empresa diz que é provável que unidades do lote já não estejam mais disponíveis no mercado e que cerca de 99% das unidades foram recolhidas dos pontos de venda.
O teste de contraprova, que gerou o Laudo de Análise Fiscal Definitivo, foi realizado conforme o Guia para Harmonização de Procedimentos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O resultado confirmou a presença da bactéria na amostra analisada. Com isso, a Divisa/DF determinou a interdição local e comunicou o caso à Anvisa.
A Mineração Bom Jesus afirma que, desde a notificação, foram realizadas análises em mais de 300 amostras no processo e nos produtos, todas com resultados negativos para microrganismos indicadores de contaminação. A empresa também protocolou documentos na Anvisa demonstrando a realização de investigação interna para avaliar a ocorrência e suas possíveis causas.
A Coca-Cola Femsa Brasil informou que o recolhimento voluntário e preventivo é conduzido pela Brasal Refrigerantes, unidade industrial parceira do Sistema Coca-Cola. Segundo a empresa, o lote alvo da Anvisa foi envasado fora de sua área de operação e não tem envolvimento com sua infraestrutura ou malha logística. A Coca-Cola Femsa Brasil afirma que suas próprias fontes e unidades de produção operam com total normalidade e que toda a água Crystal produzida e distribuída por ela segue segura para consumo.
A investigação sobre o caso segue em andamento, com acompanhamento da Anvisa e das vigilâncias sanitárias envolvidas. Até o momento, as informações indicam que a ocorrência está restrita ao lote informado.