A semana em notíciasEdição da semana
A semana em notícias Notícias da Semana
Notícias

Águas de Oxalá encerra ciclo em Samambaia com lavagem cultural

Por Notícias da Semana · · 1 min de leitura
Águas de Oxalá encerra ciclo em Samambaia com lavagem cultural
projeto Águas de oxalá

O projeto Águas de Oxalá retomou as atividades em Samambaia e encerra o ciclo no sábado (27), na Associação Papo de Mãe, com a tradicional Lavagem Cultural e o Festival de Acarajé. Esta é a segunda edição da iniciativa.

Antes do encerramento, o projeto passou pelo Complexo Cultural de Samambaia, pela Chácara do Pai Jorge, no Pôr do Sol, e pelo Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante.

Idealizado e conduzido por Mãe Francys Baiana do Acarajé, também chamada de Doné Francys de Oyá, o projeto reúne a comunidade em rituais de lavagem e ações formativas abertas ao público. As oficinas têm duração de 20 horas e turmas de 20 pessoas. Elas abordam o significado, a história, as indumentárias, a musicalidade e a culinária ligadas à tradição. As inscrições são feitas diretamente com Mãe Francys, pelo telefone (61) 99560-1695.

Além das atividades culturais e religiosas, o Águas de Oxalá é apresentado como uma ação de resistência e diálogo diante de episódios de intolerância religiosa. O projeto destaca as culturas de matriz africana como parte da formação social e cultural do Brasil e reforça o combate ao racismo religioso.

A iniciativa foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Fernando Modesto, afirmou que o fomento a projetos como este cumpre um dever constitucional de salvaguarda da memória e do patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Também nesta edição