Conhecido por seu temperamento explosivo e métodos pouco convencionais, o técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, tem uma trajetória marcada por episódios que beiram o inacreditável. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele comanda a seleção uruguaia contra a Espanha em jogo decisivo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. O resultado pode garantir a classificação ou a eliminação do time.
Antes de ser técnico, Bielsa foi zagueiro e jogou por Newell's Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário, na Argentina. Ele se aposentou no início dos anos 1980 e começou a carreira de treinador no Newell's Old Boys, clube onde protagonizou algumas de suas primeiras "loucuras".
No início dos anos 1990, após uma goleada de 6 a 0 sofrida para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores furiosos cercaram a casa de Bielsa. O técnico apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. O plano funcionou, e o Newell's chegou à final do torneio, perdendo o título para o São Paulo. Pelo clube, ele conquistou o campeonato argentino duas vezes e se tornou uma lenda. O estádio do time foi rebatizado como Estádio Marcelo Bielsa.
No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa fez os jogadores passarem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento. O objetivo era mostrar o esforço de um trabalhador comum para comprar um ingresso para os jogos.
Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário. Bielsa assumiu a responsabilidade e disse que espionava todos os times da competição. O clube foi multado em 200 mil libras pela federação inglesa.
Em outra ocasião, durante uma partida contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. O Leeds havia marcado enquanto um jogador do Villa estava caído no gramado. O empate custou caro e acabou com as chances de acesso naquela temporada. Apesar disso, ele conseguiu levar o clube de volta à Premier League em 2020, após 16 anos.
No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no centro de treinamento. A discussão quase terminou em agressão física. No dia seguinte, o técnico disse em entrevista coletiva que havia apresentado uma denúncia contra si mesmo na polícia.
Em 2012, após perder para o Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa foi ao centro de treinamento do adversário com uma caixa de papelão. Dentro dela, havia papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube. A ideia era mostrar que ele havia estudado o time e não o desrespeitado.
Em 2016, Bielsa foi anunciado como técnico da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi o não cumprimento de uma promessa de contratação de reforços pela diretoria.